Do ponto de vista psiquiátrico a causa da depressão se encontra numa disfunção dos neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar, em especial a serotonina. Porém o tratamento medicamentoso nem sempre obtém êxito sozinho e a psicoterapia torna-se fundamental para o tratamento da depressão.

Do ponto de vista somático, as manifestações em um processo depressivo podem ser bastante variadas, como perda de peso, insônia, dores pelo corpo e outras enfermidades que atuam junto à depressão. As principais características psicológicas da depressão são: tristeza e mau humor, angústia e melancolia, desânimo e desespero. Para se caracterizar um quadro depressivo esses sintomas precisam ser persistentes e perdurarem por semanas. A intensidade desses sintomas também é variável, sendo considerados os critérios de depressão administrável ou não administrável, onde o indivíduo consegue ou não manter uma vida relativamente ativa.

​   A culpa é um sentimento bastante presente na depressão, que tem a característica de fazer o indivíduo supervalorizar suas responsabilidades em aspectos negativos da vida, ao mesmo tempo em que subvaloriza suas capacidades e autoestima.

​EU SOFRO DE DEPRESSÃO, COMO A TERAPIA PODE ME AJUDAR?

​   A psicoterapia dará a oportunidade para o paciente reencontrar sua afetividade bloqueada e entender como esses bloqueios baseados na culpa, na mágoa ou na raiva o levaram a essa situação. O contato com suas emoções e seu corpo, que foram “esquecidos” na depressão, também faz parte do processo terapêutico.

​     As principais escolas da terapia para o tratamento da depressão são a Psicanálise e a Terapia Cognitiva. A primeira trata das questões inconscientes e dos traumas da infância ou adolescência. A terapia cognitiva trabalha as crenças distorcidas e irreais que os indivíduos deprimidos costumam ter em grande quantidade. A terapia corporal também pode auxiliar bastante o tratamento contra a depressão. Essa abordagem visa uma integração dos sentimentos através do organismo do paciente, que sempre se encontra em um nível importante de fragmentação advinda das dissociações psíquicas presentes na quadro depressivo. Do ponto de vista psíquico, a depressão, via de regra, está associada a outros quadros como solidão, carência, baixa autoestima e dificuldade nos relacionamentos. A terapia também tratará dessas “co-morbidades psíquicas”.

​SE VOCÊ SOFRE DE DEPRESSÃO, PROCURE UM PSICÓLOGO! ESSE PROFISSIONAL É MAIS DO QUE UM AMIGO! ELE É UM PARCEIRO E UM ORIENTADOR NO CAMINHO DO AUTOCONHECIMENTO E DA CURA!

DEPRESSÃO