O medo é um sentimento que possui uma extensa variedade de manifestações. Ele pode ser classificado inicialmente como um medo consciente ou inconsciente. Conscientemente ele pode ser uma fobia quanto a um inseto ou um animal, ou ainda quanto a uma situação específica como andar de metrô ou de multidão. Mesmo nas fobias localizadas a maioria das pessoas não sabe o motivo desse sentimento.

​     Para a Psicologia Profunda o medo é resultado da falta ou bloqueio da energia bioafetiva na região diafragmática. E essa falta advém da educação. A coragem para enfrentar os desafios da vida requer que o indivíduo esteja com sua casa interna solidificada no preenchimento dessa energia fundamental para a psique e para a sobrevivência.*

  ​ Quando o organismo detecta esse déficit biológico de “coragem”, o aparato cognitivo fragilizado se manifestará através do medo. Não à toa, a maioria dos medos se refere, em última análise, à morte, que se manifesta nas fases anteriores de solidão, abandono, sofrimento ou perda da sanidade.

EU SOFRO DE MEDO, COMO A TERAPIA PODE ME AJUDAR?

​   Não há como tratar um caráter medroso sem um mergulho nas causas históricas e biológicas dos seus medos. Trazer a nível consciente essas causas é parte fundamental do processo de cura. As técnicas cognitivas contra fobias são parcialmente eficazes, pois não existe medo que se estruture totalmente na racionalidade. A Terapia Bioafetiva apresenta um conjunto técnico que enfrenta o medo nas suas raízes biológicas, com o correspondente anticorpo desse medo.

SE VOCÊ SOFRE DE MEDO PROCURE UM PSICÓLOGO! ESSE PROFISSIONAL É MAIS DO QUE UM AMIGO! ELE É UM PARCEIRO E UM ORIENTADOR NO CAMINHO DO AUTOCONHECIMENTO E DA CURA!

​*Explicação detalhada no meu livro “Sociedade Repressora”.

MEDO